Estudo americano traz novas informações sobre a menor susceptibilidade das crianças ao COVID-19

A ciência avança e surge uma possível explicação para a menor susceptibilidade e mortalidade do COVID-19 em crianças:

Pesquisadores de Nova Iorque publicaram em meados de maio um interessante trabalho mostrando evidências de que as crianças, principalmente as menores de 10 anos, tem menor quantidade de receptores ECA2 (Enzima Conversora de Angiotensina 2) na mucosa nasal. Os receptores ECA2 são usados como porta de entrada pelo COVID-19 para sua instalação em células humanas. Com a idade aparentemente adquirimos uma maior quantidade destes receptores e talvez isso aumente nossa suscetibilidade a infecção pelo COVID-19.

As amostras foram coletadas em uma população de 4 a 60 anos de 2015 a 2018 para estudo destes receptores em outra doença, mas os achados são extremamente relevantes considerando o que sabemos deste receptor como porta de entrada para COVID-19. Não houve diferença entre o sexo dos pacientes e a população acima de 60 anos, apontada como a de maior risco, não foi incluída nesse estudo.

Um novo estudo prospectivo está sendo iniciado com 6000 crianças patrocinado pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases chamado HEROS e promete estabelecer os fatores de risco para infecção por COVID em crianças.

Se comprovado a relação entre o menor número de receptores ECA2 com menor taxa de infecção pelo COVID-19 poderemos ter uma potencial arma no combate ao COVID-19 suprimindo a ação destes receptores.

Muito a aprender ainda, mas a única certeza é que a ciência é o caminho.

Entre nos links para acessar os documentos

Letter Mount Sinai

nih.gov