A tontura na infância pode ser causada por inúmeros fatores, sendo comuns: inflamações de ouvido (catarro atrás do tímpano) ,má-alimentação, exposição prolongada a telas ,traumas e até enxaqueca.

Quando a criança está com o ouvido inflamado seja por líquido atrás do tímpano ( otite secretora) ou até mesmo pus ( otite média aguda), essa inflamação pode chegar no labirinto, originando a tontura.

A dieta desequilibrada é uma das principais causas de tontura na infância, principalmente quando a criança consome grandes quantidades de açúcar. Lembre-se que o açúcar também está na forma de farinhas como as presentes nos salgadinhos,refrigerantes, massas e pães.

Durante a pandemia, ficou mais comum o maior tempo frente às telas. As crianças podem ter certa imaturidade na capacidade de integrar estímulos da visão,audição e equilíbrio. Assim, tantos estímulos visuais podem causar desconforto na criança.

Bater a cabeça, por exemplo, pode causar tontura seja momentânea ou duradoura. Nesses casos, quando acompanhados de dor de cabeça intensa, náusea, vômitos, sonolência ou alteração neurológica, é muito importante a ida breve ao pronto socorro.

Os quadros de enxaqueca podem ser associados de tontura ou a própria tontura pode até ser o único sintoma da enxaqueca. Frequentemente, os pais têm histórico de enxaqueca também.

Como saber se a criança está com tontura?

Dependendo da idade, a criança pode não se queixar da sensação de instabilidade ou rotação.

Como sintomas, ela pode apresentar tontura ao ficar em ambientes escuros, ao andar de carro ou ficar no colo sendo balançada e desconforto em brinquedos que giram.
Podem também apresentar náuseas e vômitos.

Algumas dicas para evitar a sensação de tontura:

-Cuide da alimentação:
diminuía os doces, bolachas, refrigerantes, principalmente aqueles com cafeína! Tenha sempre uma alimentação equilibrada.

-Crie uma rotina de sono regular
Durante o sono, equilibramos nosso metabolismo e as faltas de regras no horário de dormir podem agravar a tontura

-Controle o tempo de telas

A tontura gera prejuízos no bem-estar psicológico, desempenho educacional, participação na escola e atividades de lazer e qualidade de vida.

Um pré-requisito importante para o sucesso do tratamento da tontura é a identificação correta dos desencadeadores dos sintomas. Assim, caso a sua criança apresente tontura, leve-a para uma consulta com seu otorrinolaringologista.